Centro Integrado de manufatura aditiva (cimad)
Com o objetivo de aumentar a sua capacidade instalada, o NIDF contou com o apoio da Petrobras, que investiu cerca de 10,6 milhões de reais, para implementar a compra e a instalação de impressoras 3D em resina e em metal.
Os equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Manufatura Aditiva (CIMAD) e permitirão ao NIDF fabricar seus próprios simuladores físicos em resina transparente e/ou colorida e em metal.
As impressoras adquiridas são a Objet1000 Plus da Stratasys e a Studio System da Desktop Metal que oferecem um excelente desempenho para aplicações industriais.
O CIMAD irá permitir que equipamentos complexos e caros, como válvulas de completação inteligente, que serão utilizados em ensaios de futuros projetos possam ser fabricados no NIDF.
André Leibsohn, consultor sênior na Gerência de Perfuração e Completação de Poços da Petrobras, acredita que a empresa pode se beneficiar se tiver acesso a protótipos similares às peças de mercado, para permitir reduzir estoque e ter agilidade e disponibilidade na liberação de algum acessório que seja requerido. Além disso, destaca que os processos de compra e contratação são lentos, pois é preciso aguardar a na fila de compra no exterior e depois trazer para o país, então há um grande ganho de agilidade.
Localmente, para a pesquisa, ter a impressora aqui ao lado dos centros de pesquisa é um ganho muito grande. É muito importante a divulgação do centro para que o setor de óleo e gás, e a sociedade como um todo, saibam do seu potencial”.
Relevância
Com instalação do CIMAD, o NIDF dará um salto de qualidade nas atividades de fabricação e espera gerar novas oportunidades de pesquisas como, por exemplo, em Medicina, Biologia, Desenho Industrial, Arquitetura, Belas Artes, Física, Matemática e Engenharia.
O CIMAD permitirá que o NIDF possa expandir sua atuação e ampliar seus parceiros industriais, acadêmicos e científicos.
Durante a inauguração, a professora Denise Carvalho, Reitora da UFRJ, mostrou entusiasmo com as possibilidades abertas com a chegada dos equipamentos.
“O século XXI é o século da Medicina personalizada ou Medicina de Precisão. Esse tipo de impressora pode produzir próteses que são muitas vezes individualizadas. Muitas questões são específicas de um determinado paciente. Ter impressoras desse tipo que conseguem inclusive imprimir em material flexível vai ser fundamental para a área médica.
A grande vantagem é diminuir a rejeição nos transplantes, pois os órgãos poderiam ser feitos com células dos próprios pacientes. Por isso, é importante que esse material impresso seja inerte, ele não terá os antígenos. Poderia acabar com as filas de transplantes. É a Engenharia solucionando problemas da área médica”.
Impressoras 3d
Metálica Studio System – Desktop Metal
O software automatiza processos metalúrgicos complicados e produz peças de alta qualidade com propriedades mecânicas semelhantes às da fundição.
Imprime em até seis ligas metálicas diferentes, com camadas de até cinquenta mícrons, o que proporciona altíssima qualidade e detalhes às peças que são impressas com uma densidade de 98% de finalização.
Objet 1000 Plus – Stratasys
Seu envelope de impressão mede 1000 x 800 x 500 mm. Produz peças multimateriais diretamente de seu software CAD e preserva com precisão os detalhes e as geometrias complexas em qualquer escala de impressão.
A Objet 1000 Plus simplifica a produção de protótipos, modelos, padrões, moldes, acessórios e outras ferramentas industriais em escala 1:1.